3 colheres de sopa rasas de farinha de trigo sem fermento
3 chávenas do leite de cozer o bacalhau
q.b. Pimenta
q.b. Noz Moscada
1 chávena de queijo da ilha ralado
3 fatias de broa de milho
½ chávena de queijo da ilha em pedaços
2 colheres de sopa de salsa
PREPARAÇÃO
Coza duas postas de bacalhau com três chávenas e meia de leite, uma casca de limão e uma folha de louro.
Passado 6 minutos, retire o bacalhau, separe em lascas e reserve o leite.
Depois aqueça um bom fio de azeite num tacho largo e refogue duas cebolas raladas.
Rale também duas batatas-doces, junte ao refogado, tempere com sal e pimenta e mexa.
Quando começar a ficar seco, junte dois dentes de alho esmagados e salsa picada, refresque com um copo de água e outro de vinho branco e deixe que a batata cozinhe.
Enquanto isso, prepare o Molho bechamel: Com uma panela em lume médio/baixo, derreta três colheres de sopa de manteiga. Junte três colheres de sopa de farinha de trigo sem fermento e mexa com uma vara de arames.
Acrescente gradualmente o leite de cozer o bacalhau. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada, e vá mexendo sempre até ficar espesso.
Nessa altura adicione uma chávena de queijo da ilha ralado e envolva bem.
Quando a batata doce estiver cozida, apague o lume.
Por último prepare o pão ralado: Tire a côdea a 3 fatias de broa seca, parta em pedaços e coloque no processador. Junte queijo da ilha, salsa, sal, pimenta e triture bem até virar uma farinha grossa.
Finalmente monte as caçarolas individuais: primeiro uma colherada de molho bechamel, depois a batata doce e a cebola, a seguir o bacalhau. Cubra com mais bechamel e polvilhe com a broa ralada.
Leve ao forno pré-aquecido nos 200º em modo grill e quando estiver dourado, está pronto a ir à mesa.
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização
Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.