Intermarché “PorSi”: Uma marca em crescimento

Prémios ou distinções, Parcerias • 18 out. 2023

A marca “PorSi”, do Grupo Intermarché, atingiu cerca de 25% do volume das vendas totais em 2023.

Composta por um total de 3800 referências, a marca “PorSi”, do Grupo Intermarché, atingiu cerca de 25% do volume das vendas totais em 2023 – o que, em termos práticos, representa um aumento de 4% face ao ano anterior. Com apenas quatro anos de existência, regista-se um crescimento acentuado da gama, da notoriedade e dos produtos da marca própria do hipermercado.

intermarche-marca-porsi.png

De acordo com Ernesto Cunha, membro do Conselho de Administração do Intermarché, o objectivo a médio prazo é disponibilizar «um misto optimizado de produtos que esteja em consonância com as tendências de mercado». A ambição passa por assegurar que a marca acompanhe os clientes, trazendo inovação e ajustando a sua oferta às escolhas dos consumidores.

A criação da marca “PorSi” é diferenciadora na medida em que «surgiu e cresceu de olhos postos na identidade da insígnia ». Além disso, «todos os produtos, na sua génese, foram pensados de forma a reflectir os valores do Intermarché». A marca ainda é recente, mas «já conquistou notoriedade no mercado com a qualidade e o preço dos seus produtos».

A empresa de retalho alimentar pretende que «a diferenciação seja facilmente perceptível para os clientes» e tem a forte convicção de que «a aposta na alimentação positiva – através do reforço das gamas de produtos bióticos, de base vegetal ou com o formato On The Go – pode ser determinante para a fidelização dos clientes».

No que concerne às principais tendências dos produtos de marca própria, o executivo do Intermarché revela que «há uma procura crescente de alternativas nutricionais mais saudáveis». Os produtos de base vegetal estão entre os mais consumidos, como demonstra o sucesso dos superalimentos – superfrutas, legumes esquecidos, cereais antigos, microalgas – e outros substitutos de carne e produtos lácteos. «A pressão dos preços face à manutenção de uma taxa de inflação alta, aliada à subida de juros, leva os consumidores a apostarem, cada vez mais, em produtos de marca própria, onde a segmentação de mercado seria aparentemente menor.»

Ainda sobre este tema, «os consumidores estão mais abertos a experimentar os artigos de marca própria independentemente da sua categoria». Já sobre o futuro, espera-se uma evolução positiva para os produtos do Intermarché, que continuam a reunir a confiança dos consumidores. Além disso, Ernesto Cunha refere que «o aumento da credibilidade destes bens, aliada à subida generalizada de preços, levaram as marcas próprias para territórios que eram, em tempos, exclusivos das grandes marcas».

Com o passar do tempo, a marca “PorSi” tem vindo a conquistar «a confiança das famílias portuguesas em segmentos de artigos de cosmética ou de produtos Free From». A conquista de novos territórios tem vindo a aumentar a presença de artigos de marca própria no cesto do consumidor e, por consequência, o crescimento do volume de negócios. Para fidelizar os clientes, «a marca própria está obrigada a ter os melhores preços e a reinventar-se de forma constante».

PROCURA E FACTORES INFLUENCIADORES

Os produtos de marca própria do Intermarché têm tido uma aceitação muito significativa por parte dos clientes em todas as categorias de produtos. A gama de frescos não lácteos tem estado no topo das preferências dos consumidores. Em relação aos factores que influenciam as opções dos clientes, encontram-se os critérios da qualidade e do preço dos produtos. Para o profissional, «o combate ao custo de vida, aliado à preocupação em oferecer os melhores preços aos nossos consumidores, fazem parte do ADN do Intermarché».

Ainda assim, a qualidade dos produtos é uma das grandes apostas da empresa de retalho alimentar. «Testamos todos os produtos desenvolvidos, de forma a assegurarmos que as fórmulas são eficazes e cumprem os critérios rigorosos do Grupo Os Mosqueteiros.» O Intermarché prima pela segurança alimentar e deixa a garantia de que foi desenvolvida uma lista negra de ingredientes que ultrapassam as exigências da legislação. «Temos uma das gamas mais completas de marca própria do mercado e os nossos clientes sabem que para cada necessidade vão encontrar um produto de qualidade e ao melhor preço», avança.

INOVAÇÃO, ESTRATÉGIAS E TARGETS

Apesar do período de inflação, Ernesto Cunha destaca a capacidade de adaptação da marca “PorSi” e promete manter a política de preços baixos. «Queremos provar, mais uma vez, que estamos ao lado das famílias neste combate à inflação.» Aliada à necessidade de manter os preços baixos, a maior preocupação da empresa prende-se com a qualidade dos produtos.

Já no que respeita à influência dos consumidores na definição da estratégia da marca, a “PorSi” conseguiu, em pouco mais de três anos, construir uma gama que vai ao encontro das principais necessidades dos consumidores. «Queremos ir mais longe e oferecer gamas diferenciadoras às pessoas e, para isso, as nossas equipas construíram uma matriz de avaliação de inovação pela qual vão passar os próximos produtos a desenvolver.»

A marca está a mudar de acordo com a evolução das necessidades dos consumidores e a empresa de retalho alimentar «desenvolveu uma nova carta gráfica que vai coincidir com a aplicação do Nutri-Score dos produtos, o que garante mais transparência e melhor informação». Por outro lado, numa aposta cada vez mais digital, o Intermarché pretende apostar na comunicação da marca “PorSi” e nos seus produtos “estrela” nas redes sociais, através de parcerias com influenciadores.

PÚBLICO-ALVO, DISTINÇÕES E TENDÊNCIAS

A marca “PorSi” tem uma gama de produtos que permite alcançar e dar respostas às necessidades de todas as famílias portuguesas. Para o futuro, e através de produtos inovadores e diferenciadores, o objectivo do Intermarché passa por «recrutar mais famílias dos centros urbanos e shoppers entre os 20 e os 35 anos (Millennials e Geração Z)». Ainda assim, importa realçar que existem diferenças entre estas gerações e as anteriores, não só enquanto consumidores, mas também na forma como encaram o dia-a-dia. «São gerações muito viradas para questões que envolvem o planeta ou a sua saúde», revela.

A empresa de retalho alimentar assume que pretende conquistar as novas gerações e, para isso, procura oferecer produtos que satisfaçam as novas exigências alimentares, tendo em conta as preocupações ambientais e sociais dos consumidores. «A nossa marca pretende posicionar-se como a alternativa que os jovens procuram, oferecendo produtos sustentáveis e produtos locais que acautelem a pegada ecológica.» A título de exemplo, aponta a gama “PorSi Bio”, que é focada, sobretudo, nos eixos de sustentabilidade e agricultura biológica. A gama “VivaBem” oferece produtos alimentares com um menor teor de sal, gorduras e açúcares, bem como novidades alternativas.

Além disso, as preocupações com as alterações climáticas e o bem-estar do planeta levaram o Intermarché a trabalhar na própria sustentabilidade da marca. «Recorremos a vários materiais recicláveis para embalar os produtos e, simultaneamente, adequámos as quantidades de cada alimento para o número ideal de pessoas a quem se destinam, evitando o desperdício alimentar.» Como resultado, a empresa já reduziu 42 toneladas de plástico e 3700 quilos de cartão, após a incorporação de plástico reciclado e de algum packaging no âmbito do Eco Design.

Relativamente aos prémios da “PorSi”, a marca de Vinhos Selecção de Enófilos e a gama Free From da VivaBem foram eleitas Escolha do Consumidor. Os cafés compatíveis com a máquina de café “PorSi”, as fraldas-cueca e os detergentes ecológicos também ganharam o Produto do Ano nas respectivas categorias. A marca “PorSi Select” disponibilizou produtos gourmet a excelentes preços para o concurso do Sabor do Ano 2023, e, mais uma vez, «ficou comprovada a qualidade dos produtos».

Ainda sobre o tema das distinções, o executivo garante que são galardões muito importantes, dado que reflectem a opinião dos consumidores sobre as gamas avaliadas. «Acabam por ser um barómetro de qualidade e uma mais-valia muito grande para a nossa comunicação, principalmente para clientes indecisos ou para quem ainda não conhece as nossas marcas», refere.

Para o futuro, e face à conjectura macroeconómica e à instabilidade vivida a nível internacional e nacional, as marcas próprias têm cada vez mais margem de progressão. «Os consumidores estão mais predispostos à experiência e não querem abdicar de alguns produtos aos quais já se habituaram.» Apesar da relação entre a qualidade e o preço dos produtos ser atractiva, as marcas próprias ainda sofrem alguma resistência. A maior aposta da empresa de retalho, neste momento, tem sido em produtos de cosmética. «Temos a convicção de que a Labell vai ter ainda mais notoriedade e tornar-se um driver de crescimento da nossa marca própria. Outro exemplo é o sector dos vinhos, em que a nossa marca Seleção de Enófilos tem um crescimento de vendas a dois dígitos», conclui.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas Próprias”, publicado na edição de Setembro (n.º 326) da Marketeer.

Voltar
Partilhar:

Novidades, Parcerias

Intermarché e Ana Guiomar: o match digital que vai derreter corações em 2025


Prémios ou distinções

Intermarché conquista prémios Produto do Ano e Sabor do Ano 2025


Novidades

Intermarché lança campanha “Juntos Vivemos Felizes Para Sempre”


Novidades

Intermarché lança campanha “Grande Abastecimento de Prémios” em postos de combustível


Eventos locais e participações

Intermarché oferece até 20€ na compra de bilhetes para o RFM SOMNII INTERMARCHÉ


Novidades, Parcerias

Intermarché reforça compromisso com o desporto nacional através do patrocínio à Liga Portugal


Eventos locais e participações, Parcerias

Intermarché volta a patrocinar festival RFM SOMNII


Responsabilidade social

Amiga-me entregou mais de Meio Milhão de Refeições


Novidades

Intermarché: Expansão sustentável e inovação nas marcas próprias


Novidades

Intermarché celebra o seu 33.º aniversário com cinco semanas de promoções


Novidades

Os cacifos Locky chegaram ao Intermarché Almada!


Intermarché volta a marcar presença na Feira Nacional de Agricultura 2024


Responsabilidade social

Intermarché reforça aposta no folheto digital. Impressão diminui em 40%


Prémios ou distinções

Postos de Combustível Intermarché novamente distinguidos pela SGS


Prémios ou distinções

Produtos PorSi Select aprovados com distinção pelos portugueses


Prémios ou distinções

Intermarché eleito Melhor Loja de Portugal na categoria Supers e Hipermercados


Prémios ou distinções

Gama mais saudável PorSi VivaBem premiada com o prémio “Escolha do Consumidor”


Prémios ou distinções

Marca de vinhos do Intermarché entre os melhores da Europa


Novidades, Prémios ou distinções

European Private Label Awards 2022: Temos cafés vencedores


Novidades

AdBlue® com auto-abastecimento, único em Almada!

Subscreva e acompanhe todas as novidades

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.