Nesta receita, começamos pelo acompanhamento: o puré de coentros com base de batata. Numa panela com água a ferver e temperada com sal, colocamos as batatas descascadas, cortadas em quatro, e deixamos cozer cerca de 15 minutos.
Para vermos se as batatas estão cozidas basta espetar um garfo e perceber se ele entra facilmente na batata. Nos últimos 3 minutos da cozedura das batatas introduzimos o elemento principal do puré: os coentros.
Mergulhamos um raminho previamente lavado na água das batatas e deixamos escaldar.
Enquanto isso, descascamos e picamos um dente de alho que vai ser triturado juntamente com os coentros, azeite e sal no copo da varinha mágica. No final deste processo, acrescentamos um pouco de leite para tornar a mistura mais líquida, mas não muito.
Com a mistura de coentros pronta, usamos um esmagador para reduzir as batatas a puré e envolvemos tudo, de maneira a que o puré fique com a cor verde dos coentros e se transforme num puré fora do comum. Reservamos na panela até à hora de servir.
Para fritar os linguados, precisamos que eles estejam bem arranjados e lavados. A peixeira faz-nos isso na perfeição, basta pedirmos. Numa frigideira, aquecemos a manteiga e o azeite, juntamos as alcaparras e, finalmente, os linguados.
Já com o peixe na frigideira, tratamos dos temperos. Além do sal, eu gosto bastante de usar uma combinação de ervas secas com alecrim, rosmaninho e oregãos. Como a acidez do limão fica muito bem com o linguado, fatiamos também rodelas de limão e acrescentamos à fritura.
Este prato é finalizado no forno, pré-aquecido a 180º graus. Mantendo o peixe na frigideira, colocamo-la no forno durante 7 minutos. Durante a cozedura vamos regando o peixe com o molho e, no final, vamos ter um peixe fresco e bem cozinhado, uma delícia!
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização
Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.