Comece por cozer o polvo: Numa panela de fundo pesado, junte 2 copos de vinho branco, 1 copo de água, 1 folha de louro, 1 cebola com casca cortada ao meio e 1 dente de alho.
Separe os tentáculos da cabeça do polvo e junte à panela. Aguarde levantar fervura, tape e reduza para lume médio/baixo. Logo que esteja tenro desligue e deixe arrefecer na panela.
De seguida ponha o polvo num tabuleiro e guarde o caldo. Ligue o forno nos 200º graus em modo grill e passe às migas.
Numa frigideira anti-aderente aqueça azeite, junte 1/3 de chouriço cortado aos cubinhos e deixe fritar.
Junte 4 dentes de alho picado, espere 1 minuto e adicione 1 lata pequena de tomate pelado picado.
Prepare agora o pão duro alentejano: Tire as côdeas e migue para uma taça. Acrescente o caldo do polvo, desfaça com as mãos e deite na frigideira.
Vá mexendo para que frite.
Aproveite para regar o polvo com azeite, polvilhar com uns dentes de alho picados, pimentão-doce, sal e pimenta, e leve ao forno para tostar.
Voltando às migas, quando estiverem a ficar sequinhas, vá enrolando como se fosse uma omelete e deixe fritar de todos os lados.
Assim que o polvo e as migas estiverem tostados, cada um à sua maneira, é hora de os servir, polvilhados com coentros picados.
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização
Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.