Sacos reutilizáveis

Novidades • 16 abr 2015

Proteger o ambiente, através da redução do consumo deste tipo de sacos e da utilização de alternativas mais sustentáveis, como os sacos reutilizáveis.

Use, reutilize e continue a utilizar

Sacos reutilizáveis Intermarché

Portugal está ativamente a reduzir a utilização destes sacos.

A partir de 15 de fevereiro, os sacos de plástico leves passaram a ter um custo mínimo de 10 cêntimos, sempre que disponibilizados nas lojas, restaurantes ou outros estabelecimentos.

Por isso, utilize outras alternativas sempre que vai às compras. Leve o seu próprio saco ou opte por sacos reutilizáveis como os do Intermarché e poderá usar durante toda a vida.

Por si, pela sua família e pelo ambiente.

Por si, pela sua família e pelo planeta

MOTIVOS para poupar nos sacos

  • Tudo isto para serem usados por apenas 25 minutos.Uma grande quantidade de sacos invade hoje os oceanos, onde são o 2.º resíduo mais encontrado à superfície do mar (depois dos cigarros).
  • Em terra e no mar asfixiam e são ingeridos pelos animais, reduzindo a biodiversidade e entrando na nossa cadeia alimentar.
  • Os sacos de plástico leves são prejudiciais para o ambiente e para a saúde.
  • Por minuto, são utilizados cerca de 1 milhão de sacos de plástico leves no mundo. Por ano, circulam 100.000 milhões na Europa.
  • Portugal é um dos países da Europa onde mais são utilizados e apenas por 1 vez.
  • A produção, transporte e tratamento destas grandes quantidades de sacos em circulação é responsável pelo consumo de muitos recursos, incluindo água e petróleo.
  • No lixo misturam-se com o resto dos resíduos. Acabam por isso nos aterros ou no ambiente, onde podem permanecer mais de 300 anos.

Uma parte da receita dos sacos leves será alocada à proteção da natureza.

A contribuição de 10 cêntimos aplica-se a todos os sacos com alças, que tenham plástico na sua constituição, com uma espessura inferior ou igual a 50 microns (sacos leves), fornecidos aos consumidores nos vários tipos de lojas e estabelecimentos (ex.ºs supermercados, restaurantes, padarias, pastelarias, estabelecimentos “take-away”, farmácias, lojas de pronto-a-vestir, etc.).

Os sacos de plástico leves são geralmente os mais prejudiciais para o ambiente. Como são leves, voam facilmente, atingindo grandes distâncias e poluindo a natureza e o mar. Como são degradáveis, separam-se em partículas finas, que entram nos ecossistemas e na nossa cadeia alimentar. Pelo contrário, os sacos mais resistentes e reutilizáveis podem durar uma vida, substituindo milhares de novos sacos de uso único.

O que utilizar como saco do lixo?

Os sacos de plástico leves são erradamente utilizados para colocar o lixo indiferenciado. Esses sacos não foram concebidos para esse fim e prejudicam o tratamento de resíduos. Existem sacos próprios, mais adequados e acessíveis para o acondicionamento do lixo doméstico. Dentro destes, procure os sacos biodegradáveis e na dimensão mais próxima do que necessita.

SABER MAIS

 

Seja responsável, use sacos reutilizáveis

 

Voltar
Partilhar:

Tags
Ambiente

Subscreva e acompanhe todas as novidades

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.